Cursos
OBJETIVO GERAL DO CURSO
Apresentar e discutir a recepção da literatura russa no Brasil, dimensionando o contexto histórico da crítica literária europeia, a conjuntura política da Rússia do século XIX e como estas questões se aproximaram do contexto brasileiro no fim do século XIX e permeou durante debate político e cultural do século XX, sobretudo no regime Vargas. O curso se propõe a destacar como o mercado editorial e a crítica literária francesa e brasileira foram fatores importantes para a recepção destes autores russos.
MODALIDADE: ON-LINE
Curso de Extensão
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PÚBLICO-ALVO |
CARGA HORÁRIA
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AULAS |
CRONOGRAMA |
DIA DA SEMANA |
HORÁRIO |
VAGAS |
Professor(a)/ Organizador(a)/ Instrutor(a) |
Brasil 200 anos: A recepção da literatura russa no Brasil (1880-1960) |
Agentes públicos federais, estaduais e municipais; servidores(as) do TCM sociedade civil organizada e interessados(as) no tema, estudantes e agentes culturais
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3 | 2 |
Aula 01 – 31/07/2024 “Rússia e Brasil: Similaridades nos distanciamentos sob a ótica da recepção do Romance russo” Prof. Luka de Souza Oliveira 19h -20h30 Aula 02 – 31/07/2024 “As traduções de Dostoiévski na coleção da Livraria Editora José Olympio” Prof. Dr. Silvio Gabriel Serrano Nunes 20h30-22h |
Quarta-Feira |
Aula 1 19h das 20h30 Aula 2 20h30 às 22h |
350 |
Organizador: Prof. Dr. Silvio Gabriel Serrano Nunes Professores: Prof. Luka de Souza Oliveira Prof. Dr. Silvio Gabriel Serrano Nunes |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Aula 01 – 31/07/2024
“Rússia e Brasil: Similaridades nos distanciamentos sob a ótica da recepção do Romance russo”
Prof. Luka de Souza Oliveira
19h-20h30
Aula 02 – 31/07/2024
“As traduções de Dostoiévski na coleção da Livraria Editora José Olympio”
Prof. Dr. Silvio Gabriel Serrano Nunes
20h30-22h
RECURSOS FÍSICOS E DIDÁTICOS
Cada aula possuirá texto base como fundamento teórico e aula online (Microsoft Teams – Link disponibilizado pela Escola: não é necessário baixar o app, basta clicar no dia e horário marcado). Neste sentido, os desenvolvimentos e a abordagem sistemática dos temas em discussão sempre partirão de pressupostos teóricos historicamente constituídos, que serão devidamente explicitados em aula online. Pretende-se articular o horizonte significativo que condiciona toda e qualquer compreensão com a abordagem estrutural-sistemática do complexo proposto. Deve-se destacar, ainda, a preocupação com uma linguagem clara e acessível a todos os interessados.
REFERÊNCIAS
GOMIDE, B. Antologia do pensamento crítico russo. São Paulo: Editora 34, 2013.
GOMIDE, B. Da estepe a caatinga: O romance russo no Brasil (1887-1936). São Paulo: EDUSP, 2011
GOMIDE, B. Boris Schnaiderman: questões de tradução nas páginas de jornal. Bruno Barretto Gomide, Dossiê Tradução literária • Estud. av. 26 (76) • Dez 2012 , disponivel em: SciELO - Brasil - Boris Schnaiderman: questões de tradução nas páginas de jornal Boris Schnaiderman: questões de tradução nas páginas de jornal acesso em 25/04/2024.
GOMIDE, B. Dostoiévski na rua do ouvidor. São Paulo: EDUSP, 2018.
AVALIAÇÃO
Presença e Participação em aula.
BREVE CURRÍCULO
Professor:
Luka de Souza Oliveira
Formado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano (2022), Especialista em Filosofia e Ensino de Filosofia pelo Centro universitário Claretiano (2023). Mestrando pelo programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Santo Amaro. Professor de Filosofia em Cursinho Popular desde 2019, onde busca de maneira voluntária, colaborar com a ampla formação de estudantes de Baixa Renda. É Professor de Filosofia na Rede Privada de Guarulhos, atuando como Professor da disciplina Filosofia no Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Pesquisador no grupo de estudo Arte, Cultura e Imaginário na Universidade Santo Amaro, coordenado pela Profa. Dra. Maria Auxiliadora Fontana Baseio e no GECEF - Grupo de Estudos em Cinema e Ensino de Filosofia, pelo Centro Universitário Claretiano, coordenado pelo Prof. Dr. Alessandro Reina. Co-autor do livro O Deus de Einstein e os deuses da Filosofia.
Organizador e Professor:
Silvio Gabriel Serrano Nunes
Doutor, mestre, licenciado e bacharel em Filosofia pela USP, estágio de Doutorado na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, advogado, bacharel em Direito pela PUC-SP, especialista em Direito Administrativo pela FADISP, docente da Escola Superior do TCM-SP; professor do programa de Mestrado Acadêmico em Direito Médico e do programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UNISA. Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP. Membro da Comissão de Direito Médico e de Saúde da OAB-SP. Vice-presidente de Interseccionalidade Constitucional com outros Saberes da Comissão de Direito Constitucional da OAB-SP.